segunda-feira, 16 de maio de 2011

APM - O aparelho

Um post ortodôntico.

Falarei um pouco de um aparelho que considero um dos mais importantes em minha clínica diária: o APM, aparelho de protração mandibular.

Levando-se em conta que 60% da população brasileira apresenta problemas de Classe II (parte superior mais a frente que a inferior, para simplificar), o ortodontista defronta-se com este caso diariamente e deve dominar seu protocolo de tratamento, aplicando a individualização para cada caso.

Um aparelho que resolva os problemas de Classe II, especialmente em pacientes Padrão II (onde há implicações faciais do problema), sem incluir uma desvantagem muito levantada pelos pacientes de nosso cotidiano, o comprometimento estético, é altamente desejado. O AEB (Aparelho Extra-Bucal) é extremamente eficiente, porém desagradável aos olhos do paciente.

Como alternativa, o APM (Aparelho de Protração Mandibular), desenvolvido pelo prof. Carlos M. Coelho, cumpre muito bem as funções de corrigir os problemas da Classe II.
O aparelho funciona ligando a parte superior, através de um tubo telescópico à parte inferior, por meio de uma haste mandibular.


Com tempo médio de uso de 8 meses, pode ser utilizado em conjunto com a aparatologia fixa. Ele provoca a protrusão, como seu nome sugere, da região inferior, até o contato em topo dos dentes incisivos. Sua vantagem é ser fixo, não dependendo da colaboração do paciente. Como contra-ponto, pode provocar um desconforto muscular nos primeiros dias de utilização.

É um aparelho de relativa facilidade de confecção, não exigindo etapas laboratoriais extras, como um aparelho de Herbst (e com custo extremamente menor).
Há inclusive no mercado algumas marcas comerciais, como o PMW e o APM FLF, sendo boas opções.

Para mais informações sobre o aparelho em si e suas utilizações, recomendo o artigo do professor Carlos Coelho:

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Seguidores

Networked Blogs

Quem sou eu

Follow mariettogava on Twitter

Pesquisar este blog

  ©Orto Blogging - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo